Sporting reforça basquetebol com base-extremo vindo de Espanha
Gabe Kalscheur torna-se o sexto reforço leonino para a temporada 2026/27, depois de uma época de destaque na segunda divisão espanhola

O Sporting anunciou a contratação do base-extremo norte-americano Gabe Kalscheur, de 27 anos, para reforçar a equipa de basquetebol na temporada 2026/27. O jogador, com 1,95 metros, chega proveniente do Ourense, clube da Primera FEB, a segunda divisão do basquetebol espanhol, e junta-se ao plantel leonino com o objetivo de ajudar a equipa a lutar por todos os troféus da época.
Com este acordo, Bernardo Pires soma o sexto reforço da temporada (SAPO) ao serviço do Sporting, numa contratação enquadrada na estrutura liderada pelo presidente Frederico Varandas. O percurso de Kalscheur passou por duas universidades norte-americanas de referência, Minnesota e Iowa State (SAPO) , antes de rumar à Europa, onde representou os Nürnberg Falcons, da ProA alemã (SAPO) , e, na época mais recente, o Ourense, em Espanha.
Na sua passagem pelo clube espanhol, o norte-americano foi o segundo melhor marcador da equipa na Primera FEB, com médias de 11,7 pontos, 2,3 ressaltos e 1,7 assistências em 29 jogos (EuroBasket) , tendo ainda ajudado o Ourense a chegar às meias-finais da Taça espanhola (EuroBasket) . Estes números justificam a aposta da direção leonina num jogador em ascensão no basquetebol europeu, chamado agora a competir num campeonato mais exigente.
Reforço leonino chega numa fase de reconstrução do plantel
A chegada de Kalscheur surge num momento em que o Sporting procura recuperar terreno na Liga Betclic, depois de, na época transata, ter conquistado a Taça de Portugal e a Taça Hugo dos Santos, mas ter ficado pelas meias-finais da Liga Betclic, eliminado pelo campeão FC Porto (SAPO) . O clube pretende, assim, reforçar o plantel para responder à concorrência interna e voltar a disputar os principais títulos da modalidade.
O percurso do norte-americano no basquetebol profissional inclui ainda uma passagem pela G League, a liga de desenvolvimento da NBA, onde representou os Capital City Go-Go e os Iowa Wolves antes de rumar à Alemanha e, depois, a Espanha. Esta experiência acumulada em diferentes competições é vista pela estrutura leonina como um fator de valorização para o plantel de basquetebol.
Com o negócio fechado, o Sporting prepara agora a apresentação oficial do jogador, que deverá acontecer brevemente. A contratação de Gabe Kalscheur reforça a aposta da equipa em nomes com experiência internacional, numa temporada em que o clube ambiciona regressar à luta pelos principais troféus do basquetebol português.






